Diretoria Atual

HERMES SILVA LEÃO
PRESIDÊNCIA

O atual presidente da APP-Sindicato esteve à frente das maiores mobilizações da categoria. Contribuiu para a manutenção de direitos de carreira como progressão, quinquênios e a implementação do vale-transporte para funcionários(as). Atua na rede pública há 25 anos. Hermes é professor de educação física, pedagogo e foi diretor da Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa, em Apucarana.

 


ARNALDO VICENTE
SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA-SINDICAL E CULTURA

Professor de história, foi funcionário da APP entre 1983 e 2002 e conhece bem a dinâmica de trabalho no Sindicato. Na última gestão, atuou na direção estadual como secretário de Formação Política. Membro atuante no Conselho Estadual de Educação e no Conselho do Magistério, onde foi duas vezes presidente. Representa os(as)  trabalhadores(as) no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR.

 


CELSO JOSÉ DOS SANTOS
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS

Professor de matemática e ciências, em Paranavaí, é advogado e diretor estadual da CUT-PR. É o atual secretário de Assuntos Municipais da APP. Celso é conselheiro estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. Participa da coordenação do Coletivo de Combate ao Racismo da CNTE, representando a região Sul.

 


 

CLAU LOPES
SECRETÁRIO EXECUTIVO DA MULHER TRABALHADORA E DOS DIREITOS LGBT

Clau Lopes é pedagogo e professor de Arte contratado no regime PSS,  trabalha no CE Eurides Brandão  em Curitiba, onde coordena um grupo de teatro, o Teatrando na Escola, voltado para estudantes da rede pública. O professor busca, por meio da arte, promover os conceitos de igualdade na escola e na comunidade.  Na última gestão, participou  como dirigente regional  do Núcleo Sindical Curitiba Sul.

 


 

CLAUDINEI PEREIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DE COMUNICAÇÃO

Agente II, Claudinei tem formação em Letras e atua no CE Presidente Kennedy, em Maringá. Trará para a direção estadual sua experiência com a coordenação  do grupo dos(as) trabalhadores(as) da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Paraná para endossar a pluralidade de vozes na luta pela educação pública de qualidade.

 


 

CLEITON COSTA DENEZ
SECRETÁRIO EXECUTIVO EDUCACIONAL

Professor de geografia, começou a  lecionar em 2006, como PSS. Em 2009, ingressou para rede no curso e assumiu aulas no Colégio Estadual D. Pedro I, onde foi diretor. É de Lidianópolis, município do Núcleo Sindical de Ivaiporã. Foi Secretário de Assuntos Municipais da APP durante dois mandatos.

 


 

ELIZAMARA GOULART ARAÚJO
SECRETÁRIA DE SINDICALIZADOS(AS)

Lecionou história em diversos colégios estaduais de Londrina, como CE João Rodrigues, CE Déa Alvarenga e CE Tsuru Oguido. É militante da Marcha Mundial das Mulheres, atua no Movimento LGBT e de Combate ao Racismo e, na  Secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT, coordena os Coletivos que atuam em defesa desses movimentos. Elizamara é dirigente nacional da CUT.

 


 

JOANA D’ARC FRANCO BERTONI
SECRETÁRIA EXECUTIVA DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA

Professora de biologia e ciências no Colégio Estadual Rio Branco, no Colégio Estadual do Campo Monte Real e no Centro de Sócioeducação, em Santo Antônio da Platina. Joana conhece, de perto, a realidade de professores(as) e funcionários(as) em diferentes condições de trabalho. Joana foi, na última gestão, Secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT no Núcleo Sindical de Cambará.

 


 

JOSELISA TEIXEIRA DE MAGALHÃES
SECRETÁRIA DE POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

Joselisa ingressou na rede estadual do Paraná, em 2004, como PSS. Integra o quadro efetivo da rede desde 2005. Lecionou história no Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral e  Marli Queiroz,  em Curitiba. Foi vice-presidente da Associação de Moradores, líder do  Movimento Popular de Saúde e integra o Coletivo de Mulheres da APP. Vê na arte e no Sindicato duas formas importantes de promover os direitos dos cidadãos(ãs).

 


 

LIRANI MARIA FRANCO
SECRETÁRIA DA MULHER TRABALHADORA E DOS DIREITOS LGBT

Professora de matemática com mais de trinta anos de carreira, Lirani é de Fazenda Rio Grande (NS MetroSul). Lecionou no CE Jorge Andriguetto e no CE Décio Dossi, onde também foi diretora. Atuou também no CE Joaquim de Oliveira Franco, em Mandirituba. Foi da direção nacional da CNTE. É educadora popular e integra a Marcha Mundial das Mulheres.

 


 

LUIZ CARLOS DOS SANTOS
SECRETÁRIO DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL E COMBATE AO RACISMO

Luizinho já trabalhou como professor de matemática em Londrina, no Colégio Estadual Thiago Terra e atualmente leciona no CE João XXIII, em Maringá. Atua na direção da CUT-PR em defesa dos direitos da classe trabalhadora. É conhecido, nas cidades onde trabalha, por lutar pelo respeito e valorização da comunidade negra e LGBT.

 


 

LUIZ FERNANDO RODRIGUES
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Funcionário de escola com formação em Marketing. Ingressou na rede estadual em 2006, em Maringá, onde atuou na Escola Byington Junior. Luiz trabalha também com ações em defesa dos(as) jovens junto a Pastoral da Juventude e também atuou em conselhos de juventude.

 

 


 

MARCIA APARECIDA DE OLIVEIRA NEVES
SECRETÁRIA EXECUTIVA DE ASSUNTOS MUNICIPAIS

Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (SISPPMUG). É professora de educação física. Foi diretora no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, conselheira Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e integra a Marcha Mundial das Mulheres.

 


 

MARIA MADALENA AMES
SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO

Madá e professora de história e geografia em Foz do Iguaçu. Concluiu o Programa de Desenvolvimento em Educação (PDE) e trabalhou no CE Cataratas do Iguaçu e no CEEBJA Professor Orides Balotim Guerra. Participa do Conselho Municipal dos  Direitos da Mulher e integra a Marcha Mundial das Mulheres. Foi dirigente estadual no NS de Assis Chateaubriand e presidente do NS de Foz do Iguaçu.

 


 

MARIO SERGIO FERREIRA DE SOUZA
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS JURÍDICOS

Professor aposentado de matemática e administrador escolar. Iniciou a carreira em Diamante do Norte. Foi Diretor do Colégio Estadual Pe.Silvestre Kandora, em Curitiba. Foi presidente do Núcleo de Curitiba e Região Metropolitana e da APP-Sindicato, na década de 90  Atualmente é Coordenador do DESPE da CNTE e Secretário de Assuntos Jurídicos.

 


 

NÁDIA BRIXNER
SECRETÁRIA DE FUNCIONÁRIOS(AS)

Nádia é agente educacional II em União da Vitória. Ingressou na rede pública em 2007 e trabalhou nos Colégios Pedro Araújo Neto e São Francisco, em General Carneiro e nos Colégios Túlio de França, São Domingos e Pedro Stelmachuk, em União da Vitória. Nádia está à frente da Secretaria de Funcionários(as) da APP, é formada em Multimeios Didáticos, pelo Profuncionário, e participa da direção estadual da CUT.

 


 

PAULO SÉRGIO VIEIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DE FORMAÇÃO POLÍTICA-SINDICAL E CULTURA

Professor de Filosofia, Sociologia e Ética. Trabalhou na rede privada, no Ensino Superior e ingressou na rede estadual em 2008, no CE São Pedro Apóstolo, em Curitiba. No mesmo ano, filiou-se à APP-Sindicato e, desde então, compõe as atividades sindicais. Paulo tem longa trajetória de liderança dentro do movimento religioso da igreja Católica, na capital do Estado.

 


 

RALPH CHARLES WENDPAP
SECRETÁRIO DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA

Professor de artes desde 1989. Leciona no Colégio Paulo Leminski em Curitiba e atuou no Núcleo Regional de Educação (NRE). Ralph coordenou o programa Leite das Crianças, em Curitiba (Fome Zero) e teve participação na equipe que reformulou o modelo de estatuto das APMFs do Paraná. Na última gestão, conduziu a Secretaria de Saúde e Previdência e estudos sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

 


SIMONE  CHECCHI
SECRETÁRIA DE POLÍTICA-SINDICAL

Agente educacional formada em Gestão Pública e Secretaria Escolar pelo Profuncionário. Atuou em Palotina e Toledo em diferentes escolas, como CE Esperança Favaretto Covatti, CE Jardim Gisele e CE  Barão do Rio Branco. Foi Conselheira do FUNDEF em Polotina, participa da APMF e, em 2014, integrou a CONAE como representante de pais e mães de estudantes. Simone integrou o Conselho Estadual da APP, em 2013.

 


TAÍS MENDES
SECRETÁRIA EDUCACIONAL

Professora, Taís Mendes é referência pedagógica quando nos estudos e ações sobre ‘A Escola Pública que Queremos’. Integra o Conselho Estadual de Educação do Paraná e leciona geografia CE Professor Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba.  Trabalhou no  CE Afonso Alves de Camargo, na Escola Estadual Dr Chafic Cury e na Escola Estadual Professora Maria Ignacia. Foi diretora na Escola Estadual Nicolau Copérnico.

 


TEREZA LEMOS
SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO

Professora de português no Colégio Estadual Leôncio  Correia,  em Curitiba. Lecionou, em Cascavel,  nos colégios estaduais Merilis Farias Pirotelli e São Cristóvão. Na região, foi representante da APP na escola e liderou grupos como: Associação de Moradores, Movimento Popular de Mulheres e Pastoral de Juventude. Presidiu Núcleo Sindical Curitiba Norte por duas gestões. Na direção estadual, foi Secretária de Organização entre 2014 e 2017.

 


VALCI MARIA MATOS
SECRETÁRIA DE APOSENTADOS(AS)

Pedagoga aposentada de Cascavel, onde ingressou na rede pública em  1979. Valci participa ativamente da Marcha Mundial das Mulheres. Atua no Conselho Tutelar da Instância do Controle Social e no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em  Cascavel. Na atual gestão, Valci promoveu, pela atual Secretária de Aposentados(as) da APP, encontros, seminários e um Congresso Estadual para promover os direitos da pessoa idosa.

 


VANDA DO PILAR SANTANA
SECRETÁRIA GERAL

Professora de história, Vanda tem 26 anos de trabalho na rede pública estadual. Lecionou nos Colégios Professora Maria Arminda e Centro de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, no litoral. Em Curitiba, trabalhou nos Colégios Cecília Meireles, Lysímaco Ferreira da Costa e Julia Wanderlei. Tem experiência na coordenação de cursos. Na última gestão, coordenou a Secretaria Geral da APP.

 


WALKIRIA OLEGÁRIO MAZETO
SECRETÁRIA DE FINANÇAS

Professora de geografia, trabalhou na rede municipal e estadual  em Engenheiro Beltrão e Campo Mourão, onde foi diretora de escola. Atuou na secretaria Educacional da APP e conduziu estudos e ações em defesa do Ensino Médio, da Educação Especial e da EJA. Além da experiência pedagógica e sindical, Walkiria participa da Marcha Mundial das Mulheres e do Fórum Paranaense de Direitos Humanos.

 


 

406Dias 02Horas 37Minutos 39Segundos