Curso Cinema Brasileiro na Escola teve início nessa quinta (07) APP-Sindicato

Curso Cinema Brasileiro na Escola teve início nessa quinta (07)

APP e Unespar em parceria para abordar o cinema brasileiro através da educação nas escolas

Fonte: APP-Sindicato

O curso de Cinema Brasileiro nas Escolas teve início nessa quinta (7) à noite, na sede da APP-Sindicato, em Curitiba. O tema central envolve a Lei 13.006/2014 (veja aqui), que exige na base da educação nacional, a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.  A realização acontece devido à parceria da APP-Sindicato com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

No primeiro dia de curso, que é aberto para a sociedade e contou com educadores(as) e um público diversificado de várias áreas, teve a apresentação do projeto e aula proferida pela professora e diretora do Centro de Artes Campus Curitiba II da Unespar, professora Salete Machado, e do aluno da graduação Odair Rodrigues. A importância da cultura brasileira e de como abordar o tema em duas horas mensais nas salas de aula, conforme a legislação, foram norteadoras na noite que fez uma viagem retrospectiva da valorização do cinema nacional, com análise de filmes antigos.

O secretário Executivo de Formação Política-Sindical e Cultura da APP, Paulo Sérgio Vieira, destaca o fortalecimento de parcerias entre a APP com instituições de ensino e do trabalho que o Sindicato desenvolve na área de formação. “O curso é uma oportunidade para esclarecer a Lei 13.006 e fazer do cinema não só uma transmissão da arte como manter a cultura nacional. Assim, é possível fazer uma crítica da própria sociedade e dessa maneira evita-se “comprar” apenas a cultura internacional, pois 90% do cinema consumido no país não é nosso”.

Ao todo, o curso tem duração de quatro dias, acontecendo todas as quintas no mês de junho e terá uma certificação de 20 horas pela Unespar.

Agenda do curso:

Datas: 07, 14, 21 e 28 de junho (quintas-feiras)

Horário: 19 horas às 22 horas

Local: Sede Estadual da APP-Sindicato (Av. Iguaçu, 880, Rebouças – Curitiba)

Mais informações: [email protected]