Warning: Error while sending QUERY packet. PID=25427 in /var/www/wp-includes/wp-db.php on line 1887
  • 7 de agosto de 2017

Confirmado: “novo pacotaço” de Richa ataca mais direitos dos(as) servidores(as)

Texto prevê redução das gratificações de periculosidade e aumento do prazo para concessão de licença remuneratória

graim

Nesta segunda-feira (7) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o novo pacote de ajuste fiscal enviado pelo governador Beto Richa (PSDB). Entre as medidas polêmicas, está a que estabelece novas restrições para a concessão de gratificações para servidores(as) que atuam em áreas de risco e em contato com apenados(as) ou adolescentes em privação de liberdade. De acordo com a proposta essas gratificações serão limitadas em R$ 1.955,67 para professores(as) e R$ 1.576,51 para funcionários(as).

O projeto também traz alteração na licença especial remunerada para fins de aposentadoria, que só será concedida após 60 dias do trâmite do pedido – desde 2004 ela é concedida após 30 dias.

Sobre a redução nas gratificações intramuros, a secretaria Educacional da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, ressalta que as alterações violam a legislação e ferem os direitos dos(as) servidores(as). “As gratificações são previstas em lei justamente pelo risco de se atuar dentro do sistema prisional, elas se referem à periculosidade e insalubridade desse trabalho, não são privilégios”, pontua.

Para o funcionário Eurigenes de Farias Bittencourt, que atua no CEEBJA Doutor Mário Faraco, em Piraquara, a proposta do Governo é uma afronta à categoria. “A educação representa um custo muito pequeno dentro do sistema prisional, não há justificativa para esse corte nas gratificações”. Já para o professor Emerson Lemke Queluz, que também atua no CEEBJA de Piraquara, as mudanças desvalorizam o(a) profissional. “É um ambiente de risco, que representa uma dificuldade extra e exige formação específica”, argumenta.

Audiência Pública – Foi convocada para o dia dia 14 de agosto (segunda-feira), uma audiência pública para que os(as) servidores(as) possam apresentar argumentos contra as mudanças. Educadores(as) estão convidados(as) a participar, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba (PR).  Informe-se no Núcleo Sindical da APP de sua região.

Fonte: Joka Madruga

1º de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa

Em 1991 a Organização das Nações Unidas  (ONU) instituiu o 1º de outubro como o Dia Internacional da Pessoa Idosa…

Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017

Jovens autores(as) negros(as) de todo Brasil já podem se inscrever no Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017, organizado pela Faculdade Zumbi dos…

APP alerta: sindicalizado(a) desconfie e denuncie qualquer contato pedindo dinheiro

Novamente, a categoria  tem atraído a atenção de golpistas. A APP-Sindicato pede atenção aos(às) seus(suas) sindicalizados(as) para o golpe da…
437Dias 20Horas 07Minutos 20Segundos

Eventos

Não há próximos eventos.