Começou hoje (22) a semana pedagógica nas escolas públicas de todo Estado APP-Sindicato

Começou hoje (22) a semana pedagógica nas escolas públicas de todo Estado

A semana pedagógica é o momento, dentro do calendário letivo, em que os(as) trabalhadores(as) em educação refletem, debatem e estudam na escola. É o momento em que se aprofundam temas do debate pedagógico relacionado à escola, assim como também é previsto, nesse momento, o planejamento de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. De acordo com a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Mazetto, a semana pedagógica é uma conquista da categoria. “Esse tempo para estudo era fora do horário de trabalho até 2002, mas nós conseguimos junto ao Conselho Estadual de Educação até 5% do calendário escolar para formação”, explica. Isso significa que, hoje, são utilizados em torno de dez dias ao longo do ano para a semana pedagógica e formações, mas não são contados dentro das 800 horas para os(as) estudantes e, sim, dentro dos 200 dias letivos. “Normalmente são feitos dois momentos de formação: no início do ano letivo, em fevereiro, e no meio do ano, após o recesso escolar de julho”, explica Walkíria.

A APP sindicato já vem, há alguns anos, produzindo um material de contraponto para o debate dentro das escolas. Esse ano, o tema principal é a gestão democrática, assunto que já foi e ainda está sendo amplamente discutido pela categoria. “Nós passamos a produzir o material pedagógico num período onde o que a Secretaria de Educação encaminhava não dava conta, segundo a avaliação dos trabalhadores, para debater os temas relativos às questões escolares. Seja pela política, pela linha ideológica, ou até pela ausência do material. Nós estamos vivenciando esse período novamente. A gestão Beto Richa tem adotado uma linha de material para a semana pedagógica que também é de um esvaziamento nos debates dos temas escolares”. Sobre o tema principal do jornal produzido pela APP, Walkíria explica que a própria categoria foi quem deu o direcionamento do material. “A concepção de gestão democrática que a APP defende está expressa nos nossos Cadernos de Conferência e Congressos. Então, é o que a categoria debateu e definiu como modelo de gestão democrática, nós apenas compilamos, reorganizamos e colocamos o material para o debate na escola”.

Durante os dias da semana pedagógica, a APP convoca a categoria para o Dia D, que será destinado para debates dos materiais da APP. “Nós estamos definindo este ano, dentro da semana pedagógica, que pelo menos um ou dois dias sejam retirados para o debate dos temas que a APP propõe. Então, que a gente faça o Dia D. Que a gente possa parar um determinado dia, destacar alguns dos textos e debater. Nesta edição nós teremos vários textos sobre gestão democrática, currículo e base nacional comum, planos de educação e a escola que queremos na perspectiva dos estudantes. Ou seja, várias temáticas que, se não puderem ser debatidas em seu conjunto, podem ser escolhidas para debate. Mas é importante que este seja um material permanente de debate na escola, que possa subsidiar outros momentos de reflexão também”, finaliza.