APP Sindicato realiza manifestação no Núcleo de Educação de Pato Branco APP-Sindicato

APP Sindicato realiza manifestação no Núcleo de Educação de Pato Branco

18/12/2017 às 18:25 – por Marcilei Rossi com Assessoria

Uma série de manifestações foi programada em todo o Estado, sob coordenação da APP Sindicato, em frente aos Núcleos Regionais de Educação nessa segunda-feira (18). Em Pato Branco, cerca de 20 professores e servidores se reuniram por volta das 10 horas, em frente ao portão principal do Núcleo.

Everson Lopes, presidente do Núcleo da APP Sindicato de Pato Branco, comenta que o ato foi uma espécie de denúncia à publicação da semana passada da Seed (Secretaria Estadual de Educação) para a contratação de professores celetistas para 2018, que segundo o movimento sindical “reduz os salários”.

No caso do núcleo de Pato Branco, são cerca de 650 professores que se enquadram na da secretaria para contratação de PSS (Processo Seletivo Simplificado), por não ser preenchido o quadro pelos concursados, segundo Lopes.

O presidente do Núcleo da APP, comenta que anteriormente o salário dos celetistas vinha congelado de 2 anos, sendo que “o que diferenciou é que a resolução apresenta a diminuição de salários”, pontua, falando em retração de cerca R$370 para contratos de 40 horas semanais.

Lopes comenta que a APP Sindicato buscou contato com direção da Seed, argumentando a necessidade de reajuste e não de defasagem, porém, não obtiveram retorno, o que fez com que no final de semana, a APP optasse por atos simultâneos nos 32 núcleos de educação, além de um ato central na frente da Seed.

O presidente do núcleo sindical aponta que o impacto financeiro para a área de Pato Branco em se mantendo a resolução da Seed é pequeno do ponto de vista do Governo, “mas para esses profissionais é uma perca muito grande”, afirma.

Assista a reportagem da TV Sudoeste.