APP-Sindicato orienta filiados(as) a se proteger de golpes financeiros APP-Sindicato

APP-Sindicato orienta filiados(as) a se proteger de golpes financeiros

Criminosos(as) enviam comunicados falsos principalmente para idosos(as) e aposentados(as)

Idosos(as) e aposentados(as) são os alvos preferidos de criminosos(as) que aplicam golpes financeiros. Em geral, a fraude funciona com o envio de carta pelos Correios, e-mail ou contato telefônico pedindo depósito antecipado para que a pessoa possa receber o valor de uma suposta ação na Justiça. Apesar de citar o nome de instituições governamentais, os comunicados que adotam essa prática são falsos.

:: Para orientar seus(uas) filiados(as) a se proteger desse tipo de golpe, a APP-Sindicato faz as seguintes observações:

1) Desconfie de todo e qualquer contato – seja telefônico, por e-mail ou carta – que pede depósito em dinheiro antecipado para ter direito a receber valor de indenização declarada pela Justiça.

2) Duvide sempre de comunicados recebidos citando ações na Justiça de outros estados com os quais você nunca teve vínculo ou não morou. Todas as ações da APP-Sindicato quando em segunda instância, por exemplo, tramitam no Tribunal de Justiça do Paraná.

3) Denuncie as fraudes para que a Polícia possa investigar e impedir que elas continuem acontecendo. Vá até uma delegacia de polícia, levando o documento recebido, e registre denúncia de crime de estelionato.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato acrescenta ainda que todos os comunicados do Sindicato a respeito de procedimentos na Justiça são realizados preferencialmente por telefone.

O objetivo é prestar todas as informações através de um contato mais pessoal para que o filiado tenha segurança das informações. Em nenhum caso ocorre a solicitação de depósito antecipado para o recebimento de valor devido de indenização determinada pela Justiça.