• 17 de abril de 2017

APP-Sindicato abre Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública com coletiva de imprensa

Comunidade está sendo chamada para ouvir e debater os problemas da educação pública do Estado e também sobre a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as)

Uma coletiva de Imprensa no centro de Curitiba marcou, aqui no Paraná, o início das mobilizações da 18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). A Semana Nacional tem como objetivo aproximar professores(as), funcionários(as) de escola, estudantes, pais, mães e responsáveis para trazer apontamentos e sugestões para garantir melhorias no ensino público do nosso país. A mobilização, que acontece tradicionalmente todos os anos no mês de abril, este ano tem motivos ainda maiores para levar todos e todas para a escola – e para as ruas – para discutir e protestar sobre as condições de ensino e aprendizado. Afinal, a Reforma do Ensino Médio, as mudanças na legislação trabalhista e também ameaças de cortes na aposentadoria afetam não só professores(as) e funcionários(as) de escolas, mas estudantes e familiares.

Aqui no Paraná, a tenda armada na Boca Maldita continuará instalada e será ponto de encontro e resistência durante toda a semana. Para levar os debates até escolas e também para fora delas, a APP-Sindicato organizou ações durante toda semana. De segunda (17) até o dia 1º de maio, o Sindicato promoverá, nas ruas e nas escolas, discussões salutares a vida profissional dos(as) educadores(as) e às condições e aprendizado em sala de aula. Quer participar e ajudar a melhorar a educação pública do Paraná? Veja neste cronograma como você pode fazer parte desta grande mobilização.
“Durante a Semana as escolas da redes municipais e estaduais estão sendo chamadas a fazer o debate, no interior das escolas, sobre a questão da educação e, este ano, também sobre o conjunto de medidas que afetam a classe trabalhadora. Temos um calendário de debates, sobre a Reforma da Previdência, contra as terceirizações, contra a Reforma Trabalhista e também, aqui no Estado, pela não implementação das mudanças no Ensino Médio, propostas pelo governo federal. Então estamos com um calendário intenso”, explica o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.
Após o atendimento aos(às) jornalistas, dirigentes e assessores(as) da APP, permaneceram no local distribuindo panfletos para a população alertando sobre os motivos da mobilização. “O que está acontecendo a nível nacional impacta todos os trabalhadores. Já aqui no Paraná, temos uma situação alarmante onde o governo precisa organizar uma distribuição de aulas, precisa pagar a data-base, entre outras questões atrasadas e se recusa a abrir uma negociação efetiva com o Sindicato que representa a categoria”, denuncia o professor Hermes.

Rodrigo Maia manobra e Câmara aprova urgência para Reforma Trabalhista

Mais uma vez de forma autoritária, a Câmara dos Deputados, sob a batuta do presidente Rodrigo Maia, atropelou o regimento interno…

APP cobra deputados(as) federais: não aprovem a reforma da previdência!

1010Após a paralisação nacional dos(as) trabalhadores(as) no dia 15 de março, demonstrando total contrariedade à reforma da previdência, os(as) educadores(as)…

Secretaria revogará instrução que mudava a jornada das(os) pedagogas(os) e readaptadas(os), segundo NRE de Curitiba

Dirigentes e assessores(as) do Sindicato distribuíram um manifesto contra a proposta do governo de alterar a jornada de pedagogos(as) e…
617Dias 10Horas 38Minutos 31Segundos

Eventos

No dia 26/04, a APP-Sindicato comemora 70 anos de luta e resistência em Defesa da Escola Pública” e neste dia fará essa comemoração nas Praças Públicas e nas escolas, com panfletagem e diálogo com a população.

Seminário e oficina estadual sobre assédio moral e adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação

Data inicial: 26 de abril de 2017

Data final: 27 de abril de 2017

Local: a definir

A APP-Sindicato realizará neste dia um Seminário e uma oficina estadual que traz como tema principal o assédio moral e o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação. Logo em nosso site mais informações sobre esse evento.

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – CNTE.

Data inicial: 17 de abril de 2017

Data final: 28 de abril de 2017

Com o tema: “Democrática e Crítica, a Educação Pública não está à venda” a CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação está promovendo, entre os dias 17 e 28 de abril, um debate nas escolas, com a comunidade escolar, nos bairros, nas feras e nos comércios sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização. Para além, do debate sobre o Direito à Educação Pública e de Qualidade, a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino Médio e destaque para os temas dos(as) funcionários(as) de escola. Clique no link http://www.cnte.org.br/index.php/campanhas/18227-18-semana-nacional-em-defesa-e-promocao-da-educacao-publica-2017.html para outras informações e acesso ao material de debate.

A Assembleia Estadual da categoria também deliberou por Greve Geral no dia 28/04 –  Dia de Luto e Luta em memória dos 2 anos do Massacre do 29 de abril, com atos estadual, regionais e nos municípios juntamente com demais sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. Ato com concentração no Centro Cívico, em Curitiba.

Lançamento do livro “70 anos da APP-Sindicato”.

Data: 29 de abril de 2017

Local: a definir