APP quer reposição de todos os dias da greve APP-Sindicato

APP quer reposição de todos os dias da greve

A Secretaria de Educação (Seed) divulgou a orientação 15/2017 que trata da reposição dos dias 15 março e 28 de abril de 2017. No documento a Secretaria orienta que as escolas programem a reposição dos dias citados nos recessos do Calendário Escolar já homologado ou aos sábados.

A APP-Sindicato não concorda com a orientação da Seed e vai reivindicar a reposição de todos os dias de paralisação dos(as) educadores(as). A decisão de governo não foi baseada em nenhum diálogo com o sindicato e a categoria, visto que, desde o fim da greve, não há abertura para diálogo e mesa de negociação.

A APP quer a reposição de todos os dias paralisados, a começar pelo dia 29 de abril de 2016 que está com processo em andamento. Além disso, todos os outros dias de paralisação – 15, 16, 17 de março e 28 de abril de 2017 – também devem ser repostos.

O governo arbitrariamente descontou os dias paralisados da categoria, descumprindo a lei de greve, e agindo de forma ilegal. Além disso, descontou de maneira desordenada, causando uma enorme confusão nas escolas de todo o Estado.

A secretária Educacional da APP-Sindicado, professora Walkíria Mazeto, observa que, na orientação, a Secretaria de Educação não garante a devolução do que foi descontado dos(as) educadores(as). “O documento divulgado pela Seed não garante a devolução dos valores descontados dos salários, o que gera uma grande insegurança na categoria. Seria importante que as direções de escola, ao elaborarem as reposições, questionassem nos Núcleos de Educação se esses dias serão devolvidos aos educadores”.

A APP-Sindicato quer uma mesa de negociação com o governo para debater, inclusive, o não fechamento dos 200 dias letivos de 2017. Afinal, mesmo que os dias 15 e 28 sejam repostos, não vão fechar o calendário. As decisões do governo tem adoecido a categoria, prejudicado o funcionamento das escolas e vai afetar o ano letivo de mais de 1,1 milhão de estudantes paranaenses.