APP participa de reunião do Coletivo Nacional de Aposentados(as) da CNTE


Foto: APP-Sindicato

Nessa terça-feira (12), aconteceu a reunião do Coletivo de Aposentados(as) e Assuntos Previdenciários, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília.

Dois temas nortearam as atividades. Pela manhã, o foco foi sobre a Reforma Previdenciária, mediante proposta do governo Federal e votação em andamento. Os impactos na vida da classe trabalhadora foram enfatizados por Selene Michielin e Eduardo Ferreira, representantes da CNTE.

À tarde, o encontro foi direcionado para o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação com a apresentação da pesquisa da educadora Juçara Vieira. Estresse, ansiedade, problemas de voz, fadiga e depressão estão entre os principais distúrbios e doenças detectadas.

A APP-Sindicato marcou presença. A secretária de Aposentados, Valci Maria Mattos, apresentou aos(às) participantes as informações e dados apontados durante o Seminário da APP, realizado em maio deste ano – e que deve ser desdobrado em seminários regionais para que tenha mais visibilidade o descaso com a saúde e análise dos(as) peritos(as). “Muito interessante a pesquisa e pedimos para que seja transcrita em livro. Também tivemos informações sobre o ataque do golpe à aposentadoria dos trabalhadores, que pode ser atingida pelo desligamento, paridade e integralidade, por exemplo.  Percebemos que em muitos estados, assim como no Paraná, acontece o descaso e retirada de direitos dos educadores. O país elegeu os educadores como os responsáveis pelo déficit, mas, já apresentamos números e sabemos que não é a realidade”, destaca Valci.

Leia mais:

::Apresentação alerta aposentados sobre os ataques do golpe à previdência social

::Pesquisa demonstra dados sobre a saúde dos trabalhadores em educação