Eventos debatem reestruturação do Novo Ensino Médio nesta semana APP-Sindicato

Eventos debatem reestruturação do Novo Ensino Médio nesta semana

Webinário acontece nesta segunda (15) e seminário presencial ocorre na terça-feira (16), em Curitiba

A reestruturação do Novo Ensino Médio mobiliza educadores e especialistas em dois eventos no início desta semana. O tema é a pauta de um webinário organizado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (15), e de seminário presencial promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), na terça-feira (16) em Curitiba.

O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 19h. O evento é o quarto encontro do Ciclo de Webinários com Especialistas da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.

A atividade terá a participação do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Dante Henrique Moura, do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Fernandes de Lima, da presidenta do Conselho do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec-SP), Anna Helena Altenfelder, e da conselheira nacional de Articulação de Quilombo (Conaq), Givania Maria da Silva.  

Confira abaixo as edições anteriores do webinário do MEC.

1º Webinário

2º Webinário

3º Webinário

Na terça-feira (16)

Com o tema “Ensino Médio – o que as pesquisas têm a dizer?”, o seminário organizado pela Anped terá início às 14h de amanhã no Auditório Eny Caldeira, Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Segundo os organizadores, a atividade tem como intuito fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema.

O seminário terá a presença de especialistas como Filomena Gossler (IFC), Lauro Rafael Cruz (Doutorando UFPR), Monica Ribeiro (UFPR) e Roberto Rafael Dias da Silva (UNISINOS), com mediação de Angela Scalabrin Coutinho (ANPEd), além da fala do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC, Alexsandro Santos.

Além da modalidade presencial, o evento poderá ser acompanhado através de transmissão ao vivo nos canais da Anped e do MEC no Youtube.

Consulta pública

A Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023, do Ministério da Educação, para ouvir a sociedade e a comunidade educacional. Prevista para acontecer até o 6 de junho, tem como objetivo coletar subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

Essa decisão do governo é resultado da luta dos(as) trabalhadores(as) da educação e dos(as) estudantes em defesa da educação pública de qualidade. As categorias defendem a revogação das alterações impostas pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, do ex-presidente Michel Temer, aprovadas pelo Congresso Nacional de maneira apressada e sem ouvir a sociedade.

Leia também: 

:: CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio

::MEC e Anped promovem webinários com especialistas sobre o Novo Ensino Médio

 

 

MENU