APP ganha ações individuais do dia 29 de abril APP-Sindicato

APP ganha ações individuais do dia 29 de abril

Foto: Brunno Covello

A APP-Sindicato continua acompanhando todas as ações individuais de educadores(as) que foram feridos(as) no dia 29 de abril de 2015. Do total, 39 ações já tiveram decisão favorável, em segunda instância, condenando o Estado do Paraná a indenizar os(as) educadores(as) pela violência que sofreram. Várias delas já estão em fase de liberação de pagamento das indenizações. Ao todo, são mais de 200 ações judiciais individuais contra o Estado cobrando indenização por danos morais e materiais às vítimas.

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, a decisão da justiça nas ações individuais demonstra a compreensão da gravidade da violência contra os(as) educadores(as). “Apesar do governador Beto Richa ainda não sido condenado judicialmente pela violência do dia 29 de abril, a categoria não se calou diante da truculência. Os educadores foram gravemente feridos naquele dia e nós nunca esqueceremos disso. A APP continua acompanhando as ações e espera que a justiça seja feita para todos”, destaca.

Injustiça – Em agosto de 2017, a juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse inocentou as autoridades denunciadas pelo Ministério Público do Paraná (MP) como responsáveis pela violência no dia 29 de abril. A sentença gerou indignação na categoria. “A decisão da justiça é de uma distorção cruel com aqueles e aquelas que, por duas horas, receberam milhares de bombas de gás, balas de borracha que produziu centenas de feridos. Lamentamos que a violência seja empregada pelo poder do Estado. Não vamos nos calar diante disso”, finaliza Hermes.