APP ganha ação contra a fundação do SindPSS APP-Sindicato

APP ganha ação contra a fundação do SindPSS

Atenção trabalhadores(as) estaduais do Paraná e da educação pública! A Comissão Pró-Fundação do Sindicato dos Trabalhadores do Processo Seletivo Simplificado do Estado do Paraná (SindPSS) não é uma representação legal e teve negado o pedido de registro sindical para criação e funcionamento como Sindicato. Mais uma vez, a APP-Sindicato luta pela representatividade dos(as) trabalhadores(as) da educação paranaense.

A ação da APP tem histórico desde o ano passado contra a Comissão do SindPSS, que quer dividir e, até mesmo, enfraquecer os(as) educadores(as). Afinal, a APP já representa os(as) contratados(as) da educação pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e tem uma trajetória legítima a seu favor – são 70 anos de atuação priorizando a classe trabalhadora e seus direitos.

Novamente, na última semana, o juiz Manoel Vinicius de Oliveira Branco, concedeu parecer favorável à APP, e já comunicou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para não proceder com o registro sindical, conforme assembleia realizada no dia 30 de setembro de 2016. A tentativa de criação deste Sindicato viola o princípio da Unicidade Sindical e está em total desconformidade com as normas do Ministério do Trabalho e da legislação vigente no país.

Sindicalizados(as) da APP – São educadores(as) estatutários(as) e temporários(as), sejam eles(as) professores(as) ou funcionários(as) de escola. A luta e pauta são voltadas para toda a categoria e fatores relacionados. A pauta do PSS também integra as reivindicações da APP, incluindo insistentemente que ocorram concursos públicos para o quadro do magistério. É constante e árdua a resistência ao governo do Paraná, que na atualidade incessantemente tenta retirar direitos adquiridos aos(às) trabalhadores(as) da educação da rede pública.

Relembre a luta judicial da APP contra o SindPSS:

20 de julho de 2016 – Categoria unida impede criação de sindicato de PSS que dividiria educadores(as)

16 de dezembro de 2016 – Atuação do SindPSS é irregular, afirma juiz do trabalho