Acampamento está mantido! Segunda-feira (18), todos(as) no Centro Cívico

Mobilização pelo reajuste continua. No início da semana, tem sessão com o retorno dos projetos da data-base dos servidores e servidoras

A semana de sessões na Assembleia Legislativa (Alep) termina hoje (13), mas o Acampamento pela data-base continua. Os dias de acampamento foram fundamentais na luta pelo reajuste salarial dos servidores e servidoras da rede estadual. O Fórum das Entidades Sindicais (FES) conseguiu a retirada dos projetos de lei – que já tramitavam na Alep – e previam o pagamento da data-base para parte do funcionalismo, mas excluía quem já sofre com os menores salários.

A suspensação da votação dos projetos (que voltarão para votação na segunda) é uma forma de pressionar a governadora para que os(as) milhares de professores(as), funcionários(as) de escola, agentes de saúde, do meio ambiente e das penitenciárias paranaenses recebam a reposição atrasada há quase três anos.

No final da manhã, uma comitiva do FES foi recebida pela chefe de gabinete Lucília Felicidade Dias e cobrou, novamente, uma resposta da governadora. “O projeto de Lei precisar chegar na Alep até segunda-feira, até lá estamos à disposição. Reafirmamos o compromisso da luta e resistência e por isso, a estrutura física do acampamento segue montada. Na segunda, todas as categorias trarão representantes para um acampamento ampliado”, explica a coordenadora do FES, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

“Encerramos mais um ciclo de conversas e debates. O que ficou posto é que há condição financeira, fiscal e legal para o pagamento da data-base. Para nós, não há nenhum impedimento técnico para que a recomposição dos últimos 12 meses seja aplicada. Agora o governo precisa resolver a parte dele. Nos colocamos há disposição 24 horas para que se ainda houver alguma divergência, ainda estamos preparados para o debate”, reitera o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

Leia mais
:: “Pagar a data-base depende de vontade política da governadora”, afirma FES
:: Com pressão de servidores(as), Alep adia votação de reajuste para outros poderes
:: Segundo dia da vigília da data-base é marcado por debate internacional sobre a privatização da educação