Movimento social define lutas por um novo país APP-Sindicato

Movimento social define lutas por um novo país

null

Cerca de 8 mil militantes e ativistas de todo o país participaram da Assembléia Popular – Mutirão por um novo país, realizada de 25 a 28 de outubro, em Brasília. Homens e mulheres de movimentos sociais, da igreja e de organizações da sociedade civil estiveram no ginásio Nilson Nelson para discutir um projeto popular para o Brasil.
Os principais itens de convergência entre os diversos setores do movimento social foi a definição de uma pauta comum de lutas e de formas para manter a articulação entre eles.
A APP-Sindicato foi representada no evento pela professora Venilde Pedro de Oliveira.
Mais informações você obtem pelo endereço Informações: www.assembleiapopular.com.br
A pauta que norteará as lutas populares é a seguinte:
1. Lutar por uma reforma política de fato, que mude o processo de representação política.
2. Auditoria e suspensão do pagamento da divida externa.
3. Lutar pela valorização do salário mínimo e das aposentadorias.
4. Lutar pelo direito ao trabalho e pela redução da jornada de trabalho.
5. Lutar contra o pagamento da dívida interna e os altos juros com dinheiro do orçamento publico, que é nosso.
6. Lutar por uma política externa soberana baseada no princípio da solidariedade entre os povos e na defesa da biodiversidade.
Contra os acordos da ALCA e da OMC;
Pela retirada das tropas brasileiras no Haiti;
Pelo fim da exploração por parte da Petrobrás e de outras empresas brasileiras nos países vizinhos;
Mobilizar-se pela adesão à Aliança Bolivariana das Américas – ALBA.
7. Lutar pela educação pública gratuita e de qualidade para todos, garantindo o acesso ao ensino médio e fundamental para todos e dobrando as vagas nas universidades públicas.
8. Realizar uma jornada nacional pela reforma agrária e em defesa das águas articulada com:
As lutas pela demarcação de todos os territórios indígenas e quilombolas;
Por um novo modelo de desenvolvimento agrícola;
Por uma agricultura livre de transgênicos;
Contra a privatização das águas, somando-se à campanha pela revitalização e contra a transposição do Rio São Francisco.
9. Lutar para que os recursos do orçamento público, sejam destinados prioritariamente para as políticas sociais, como saúde e educação.
Propor mecanismos de controle popular sobre as políticas públicas;
Programar jornadas nacionais em defesa das políticas públicas;
10. Promover uma jornada nacional de luta pela democratização dos meios de comunicação.
Estimular todos os meios e práticas de comunicação popular, comunitárias e livres;
Combater o atual monopólio dos meios de comunicação;
Somar-se a semana de lutas pela democratização dos meios de comunicação a realizar-se em torno do dia 17 de outubro de 2006.