Dez mil educadores vâo às ruas em Curitiba APP-Sindicato

Dez mil educadores vâo às ruas em Curitiba

null

Mais de dez mil professores e funcionários de escolas foram ao Palácio Iguaçu nesta manhã de terça-feira, 28, para cobrar do Governo Roberto Requião reajuste salarial, plano de carreira específico para os funcionários da rede pública de ensino e melhorias das condições de trabalho nas escolas.
Os educadores iniciaram o manifesto às 9 horas, na praça Santos Andrade, próximo ao prédio histórico da UFPR.
Às 10h30min saíram em passeata até o Centro Cívico, sede do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa.
Na concentração na praça Santos Andrade os professores e funcionários fizeram ato público conjunto com o movimento da Via Campesina, composto por trabalhadores sem terra.
A Via Campesina depois seguiu para o Embratel Convention Center, no shopping Estação. Enquanto a APP e os educadores se dirigiram ao Palácio Iguaçu
Ao lado do Greenpeace a Via Campesina foi protestar contra a doutrina liberal da OMC (Organização Mundial do Comércio) e a alimentação transgênica.
Neste momento os educadores estão em frente do Palácio Iguaçu. Aguardam que o Governo conceda audiência à APP-Sindicato para negociar a pauta de reivindicações da educação pública estadual.
Também aconteceram manifestações em outras cidades sedes dos Núcleos Sindicais da APP. Como Londrina, Maringá e Cascavel.
Os educadores cobram 56,94% de reajuste, equiparação dos salários dos professores aos dos demais servidores cujos cargos exigem formação superior e envio à Assembléia Legislativa de projeto que cria o plano de cargos, carreira e salários para os funcionários de escolas.
Os manifestantes vão ficar durante esta terça no Centro Cívico.
À tarde eles acompanharão na Assembléia Legislativa o projeto que proíbe o nepotismo no estado do Paraná. Projeto é de autoria do deputado Tadeu Veneri, do PT.

Professores e funcionários lutam por:
_x0007_ Equiparação salarial dos professores com os demais trabalhadores cujos cargos exigem formação superior. Um agente profissional ingressa no Estado recebe R$ 1.525. A partir de julho receberá R$ 2.088. Professor com a mesma carga horária tem salário inicial de R$ 1.030. A proposta é incorporar o auxílio-transporte de R$ 150 e reajustar os salários em 56,94%.

_x0007_ Plano de Carreira dos Funcionários – O projeto já foi negociado com a
Seed e basta o governo enviá-lo à Assembléia Legislativa para aprovação.

_x0007_ Melhores condições de trabalho.
_x0007_ Ascensão universal ao nível III da carreira.

_x0007_ A sanção e implantação da lei que limita o número de alunos por sala.
_x0007_ Programa de saúde no modelo do antigo IPE.
_x0007_ Implantação do cargo de 40h.