8,53% é o índice acumulado de direito aos(às) servidores(as) públicos(as) do Paraná APP-Sindicato

Atenção aos números! Saiu nesta quarta-feira (10), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril, com fechamento de 0,14%, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro dado importante e de conhecimento para a sociedade se refere ao índice apresentando da inflação acumulada nos últimos 12 meses, em 4,08%. Temos que ficar atentos(as) quando o governo Federal e o Estadual alegam cortes nos orçamentos para equilibrar os cofres públicos.

De acordo com o índice de inflação, o economista Cid Cordeiro disse que é possível mostrar os números para calcular quanto o governo do Estado deve aos(às) servidores(as). Recapitulando, o governo não cumpriu a lei que determinava o reajuste em janeiro, que acumulou o índice de 6,29% e referente à inflação de janeiro a dezembro de 2016. Também não pagou o 1% adicional que deveria ser liquidado em janeiro. Em maio, deveria ser paga a inflação de janeiro a abril, que acumulou em 1,10%.

Portanto, o governo deve aos(às) servidores(as) o seguinte: 6,29 + 1% (de janeiro) + 1,10% (de maio). Acumulando no período uma dívida com os(as) servidores(as) de *8,53% (data-base). Cid Cordeiro enfatiza que a APP busca a negociação das perdas, porém, o governo insiste em afirmar que a receita vai cair este ano.”O Sindicato tem apresentado números que apontam para o crescimento da receita e demonstrado que há condições financeiras e fiscais de pagar esses reajustes”, frisou o economista.

Não é de hoje que a matemática e os cálculos dos economistas se diferem das apresentações do governo do Paraná. Parece uma novela da vida real em capítulos dramáticos para os(as) servidores(as) públicos(as). Detalhe para a Lei 18.493, proposta por deputados(as) da base do governo do Estado e aprovada em 2015, que comprova quais valores devem ser pagos de reajuste ao funcionalismo público do Paraná.

A secretária de Finanças da APP-Sindicato e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Marlei Fernandes, adiantou que na próxima quarta-feira (17), o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) estará se reunido com o governo do Estado. “O tema central continua sendo o pagamento da data-base justamente por acompanhar todo o processo da arrecadação do Estado e o que está na legislação. Temos total discordância do que o governo apresenta. Por isso, vamos levar para a reunião a nossa contrapartida. Queremos de fato uma mesa de negociação e não apenas informes”, disse Marlei, destacando que os(as) servidores(as) vão buscar isso, além de intensificar a luta e a mobilização.

Quando trabalhamos com percentual (%), para acumular não podemos somar e sim multiplicar.
Essa operação é feita através da multiplicação dos números relativos, como segue:

6,29% – 1,0629

1,00% – 1,01

1,10% – 1,0110

Portanto : 1,0629*1,01*1,0110 = 1,0853 x 100 – 100 = 8,53%.

Popularmente é chamado de “multiplicação um sobre o outro”.