60% dos(as) aprovados(as) no vestibular da UFPR são da rede pública Resultado reforça a importância das instituições públicas de ensino e do trabalho dos(as) educadores(as)

  • 19 de Janeiro de 2018
Foto: Camila Souza

Aproximadamente 60% dos candidatos(as) aprovados(as) no vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vieram da rede pública de ensino. No total, foram aprovados(as) 3.195 estudantes por concorrência geral e por meio do sistema de cotas.

O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado em 2016, apontou avanços na educação pública paranaense. O índice da rede pública estadual no ensino médio foi 3,6. No ensino fundamental a rede estadual teve 4,3 para os anos finais e 6,1 para os anos iniciais.

O ensino médio nas instituições públicas passou da 8ª para a 5ª posição, se comparado ao levantamento anterior, contribuindo de maneira significativa para que o Estado tenha alcançado a 6ª posição na classificação geral.

“O resultado do vestibular da UFPR reforça a importância da Escola Pública. Mesmo com redução de investimentos, desvalorização dos professores e funcionários das escolas a resistência garantiu esse bom resultado. Saudamos os estudantes aprovados e aprovadas e conclamamos a sociedade a apoiar e defender a Escola Pública”, reforça o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

Os(as) aprovados(as) no vestibular da UFPR devem fazer as inscrições entre os dias 29 desse mês ao dia 1° de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas a partir da primeira semana de fevereiro. As aulas do primeiro semestre começam no dia 19 de fevereiro.

Com informações: AEN

Relacionados

APP-Sindicato realiza eleições no dia 19 de setembro

Atenção, trabalhador(a) da educação: está chegando a hora de escolher os(as) representantes da APP-Sindicato na Direção Estadual, Direções Regionais, Conselho…

Caravana pela Educação da APP começou hoje (22) Centenas de escolas serão visitadas nesta nova etapa da Caravana

Começou hoje (22), a Caravana pela Educação da APP-Sindicato, que nesta etapa vai passar pelas escolas de Curitiba e Região…

Última chance para aderir ao acordo da Ação CLT do Piso de Três Salários Prazo para entrega do termo de adesão termina no dia 9 de março

Atenção educadores(as)! Termina no dia 9 de março o prazo para entrega do termo de adesão ao acordo para receber…
311Dias 14Horas 57Minutos 54Segundos

Eventos

Caravana da Educação em Curitiba e Região metropolitana – debate com a comunidade escolar da pauta e construção da greve.

Data inicial: 22 de Fevereiro de 2018

Data final: 24 de Fevereiro de 2018

Mobilização / Jornada / Mutirão em Defesa da Educação Pública junto à comunidade escolar

Data inicial: 24 de Fevereiro de 2018

Data final: 31 de Março de 2018

Assembleias Regionais para avaliação e preparação da Assembleia Estadual

Data inicial: 26 de Fevereiro de 2018

Data final: 1 de Março de 2018

Assembleia Estadual da APP-Sindicato

Data: 3 de Março de 2018

Local: a definir

Atos pelo Dia Internacional da Mulher.

Data: 8 de Março de 2018