60% dos(as) aprovados(as) no vestibular da UFPR são da rede pública

Resultado reforça a importância das instituições públicas de ensino e do trabalho dos(as) educadores(as)

Foto: Camila Souza

Aproximadamente 60% dos candidatos(as) aprovados(as) no vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vieram da rede pública de ensino. No total, foram aprovados(as) 3.195 estudantes por concorrência geral e por meio do sistema de cotas.

O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado em 2016, apontou avanços na educação pública paranaense. O índice da rede pública estadual no ensino médio foi 3,6. No ensino fundamental a rede estadual teve 4,3 para os anos finais e 6,1 para os anos iniciais.

O ensino médio nas instituições públicas passou da 8ª para a 5ª posição, se comparado ao levantamento anterior, contribuindo de maneira significativa para que o Estado tenha alcançado a 6ª posição na classificação geral.

“O resultado do vestibular da UFPR reforça a importância da Escola Pública. Mesmo com redução de investimentos, desvalorização dos professores e funcionários das escolas a resistência garantiu esse bom resultado. Saudamos os estudantes aprovados e aprovadas e conclamamos a sociedade a apoiar e defender a Escola Pública”, reforça o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

Os(as) aprovados(as) no vestibular da UFPR devem fazer as inscrições entre os dias 29 desse mês ao dia 1° de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas a partir da primeira semana de fevereiro. As aulas do primeiro semestre começam no dia 19 de fevereiro.

Com informações: AEN