• 19 de abril de 2017

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – 2017

Acompanhe aqui a programação semanal

Agenda de mobilizações da educação:

– Segunda-feira (17/04)
Coletiva de imprensa com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, para divulgar a  18ª Semana da Educação, às 10 horas, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba (PR).

– Terça-feira (18/04)
Debate nas escolas sobre “Direito à Educação”:
• A implementação dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação
• Gestão Democrática na Educação e a Lei da Mordaça
• Reforma do Ensino Médio
Sugestão de atividades:  realizar grupos de estudos nas escolas e promover debates com os(as) estudantes e com a comunidade.

– Quarta-feira (19/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma da Previdência e Saúde dos(as) Trabalhadores(as) em educação”.
• Impacto no direito à aposentadoria e na saúde dos(as) trabalhadores(as)
Sugestão de atividades:  debater e simular o impacto da Reforma da Previdência na vida das pessoas presentes à reunião escolar. Colocar painéis nas escolas (Ex: Nome e idade de quem irá se aposentar).

– Quinta-feira (20/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma Trabalhista”
• O que significa priorizar o NEGOCIADO sobre o LEGISLADO?
Sugestão de atividades:  reunir turmas do Ensino Médio e convidar pais, mães e responsáveis para debater os principais impactos da Reforma na vida da população (retirada de direitos, diminuição dos salários, enfraquecimento dos sindicatos etc.).  Como a Terceirização impactará as relações de trabalho na iniciativa privada e no setor público, em especial na educação (ampliação de OSs, desprofissionalização e fim de concursos públicos)?

– Segunda-feira (24/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma Fiscal da Emenda Constitucional 95”
• Educação: gasto ou investimento público?
Sugestão de atividades:  verificar nos sites da receita federal, do FNDE-MEC, dos governos estaduais e municipais como se deu o investimento público em educação nos períodos de 2003-2014.

– Terça-feira (25 /04)
Debate nas escolas sobre “Privatização e Militarização Escolar e Terceirização dos Profissionais da Educação”
• Consequências da privatização, terceirização e militarização da educação
Sugestão de atividades: dar um abraço na escola, em cada um dos turnos.  Fazer cartazes contra a privatização e em defesa da escola pública.

– Quarta-feira (26/04)
Aniversário da APP-Sindicato
• 70 anos de luta e resistência em defesa da escola pública
Sugestão de atividades: texto e filme disponíveis no portal da APP.

– Quinta-feira (27/04)
Realizar panfletagens nos bairros contra as reformas que retiram direitos da sociedade e dos(as) trabalhadores(as) – e que colocam em risco a Escola Pública. Convidar a população para a Greve Geral da Classe Trabalhadora.

– Sexta-feira (28/04)
Participar da Greve Geral da Classe Trabalhadora – concentração às 9 horas, no Centro Cívico, em Curitiba (PR).

– Segunda-feira (01/05)
Dia do(a) Trabalhador(a) – Participar das atividades convocadas pelos Sindicatos, Centrais Sindicais e Movimentos Populares em defesa do trabalho decente, da renda e dos direitos sociais e trabalhistas.

Confira os materiais para debate produzidos pela CNTE: clique aqui.

Rodrigo Maia manobra e Câmara aprova urgência para Reforma Trabalhista

Mais uma vez de forma autoritária, a Câmara dos Deputados, sob a batuta do presidente Rodrigo Maia, atropelou o regimento interno…

APP cobra deputados(as) federais: não aprovem a reforma da previdência!

1010Após a paralisação nacional dos(as) trabalhadores(as) no dia 15 de março, demonstrando total contrariedade à reforma da previdência, os(as) educadores(as)…

Secretaria revogará instrução que mudava a jornada das(os) pedagogas(os) e readaptadas(os), segundo NRE de Curitiba

Dirigentes e assessores(as) do Sindicato distribuíram um manifesto contra a proposta do governo de alterar a jornada de pedagogos(as) e…
617Dias 10Horas 41Minutos 47Segundos

Eventos

No dia 26/04, a APP-Sindicato comemora 70 anos de luta e resistência em Defesa da Escola Pública” e neste dia fará essa comemoração nas Praças Públicas e nas escolas, com panfletagem e diálogo com a população.

Seminário e oficina estadual sobre assédio moral e adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação

Data inicial: 26 de abril de 2017

Data final: 27 de abril de 2017

Local: a definir

A APP-Sindicato realizará neste dia um Seminário e uma oficina estadual que traz como tema principal o assédio moral e o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação. Logo em nosso site mais informações sobre esse evento.

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – CNTE.

Data inicial: 17 de abril de 2017

Data final: 28 de abril de 2017

Com o tema: “Democrática e Crítica, a Educação Pública não está à venda” a CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação está promovendo, entre os dias 17 e 28 de abril, um debate nas escolas, com a comunidade escolar, nos bairros, nas feras e nos comércios sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização. Para além, do debate sobre o Direito à Educação Pública e de Qualidade, a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino Médio e destaque para os temas dos(as) funcionários(as) de escola. Clique no link http://www.cnte.org.br/index.php/campanhas/18227-18-semana-nacional-em-defesa-e-promocao-da-educacao-publica-2017.html para outras informações e acesso ao material de debate.

A Assembleia Estadual da categoria também deliberou por Greve Geral no dia 28/04 –  Dia de Luto e Luta em memória dos 2 anos do Massacre do 29 de abril, com atos estadual, regionais e nos municípios juntamente com demais sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. Ato com concentração no Centro Cívico, em Curitiba.

Lançamento do livro “70 anos da APP-Sindicato”.

Data: 29 de abril de 2017

Local: a definir