• 19 de abril de 2017

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – 2017

Acompanhe aqui a programação semanal

Agenda de mobilizações da educação:

– Segunda-feira (17/04)
Coletiva de imprensa com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, para divulgar a  18ª Semana da Educação, às 10 horas, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba (PR).

– Terça-feira (18/04)
Debate nas escolas sobre “Direito à Educação”:
• A implementação dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação
• Gestão Democrática na Educação e a Lei da Mordaça
• Reforma do Ensino Médio
Sugestão de atividades:  realizar grupos de estudos nas escolas e promover debates com os(as) estudantes e com a comunidade.

– Quarta-feira (19/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma da Previdência e Saúde dos(as) Trabalhadores(as) em educação”.
• Impacto no direito à aposentadoria e na saúde dos(as) trabalhadores(as)
Sugestão de atividades:  debater e simular o impacto da Reforma da Previdência na vida das pessoas presentes à reunião escolar. Colocar painéis nas escolas (Ex: Nome e idade de quem irá se aposentar).

– Quinta-feira (20/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma Trabalhista”
• O que significa priorizar o NEGOCIADO sobre o LEGISLADO?
Sugestão de atividades:  reunir turmas do Ensino Médio e convidar pais, mães e responsáveis para debater os principais impactos da Reforma na vida da população (retirada de direitos, diminuição dos salários, enfraquecimento dos sindicatos etc.).  Como a Terceirização impactará as relações de trabalho na iniciativa privada e no setor público, em especial na educação (ampliação de OSs, desprofissionalização e fim de concursos públicos)?

– Segunda-feira (24/04)
Debate nas escolas sobre “Reforma Fiscal da Emenda Constitucional 95”
• Educação: gasto ou investimento público?
Sugestão de atividades:  verificar nos sites da receita federal, do FNDE-MEC, dos governos estaduais e municipais como se deu o investimento público em educação nos períodos de 2003-2014.

– Terça-feira (25 /04)
Debate nas escolas sobre “Privatização e Militarização Escolar e Terceirização dos Profissionais da Educação”
• Consequências da privatização, terceirização e militarização da educação
Sugestão de atividades: dar um abraço na escola, em cada um dos turnos.  Fazer cartazes contra a privatização e em defesa da escola pública.

– Quarta-feira (26/04)
Aniversário da APP-Sindicato
• 70 anos de luta e resistência em defesa da escola pública
Sugestão de atividades: texto e filme disponíveis no portal da APP.

– Quinta-feira (27/04)
Realizar panfletagens nos bairros contra as reformas que retiram direitos da sociedade e dos(as) trabalhadores(as) – e que colocam em risco a Escola Pública. Convidar a população para a Greve Geral da Classe Trabalhadora.

– Sexta-feira (28/04)
Participar da Greve Geral da Classe Trabalhadora – concentração às 9 horas, no Centro Cívico, em Curitiba (PR).

– Segunda-feira (01/05)
Dia do(a) Trabalhador(a) – Participar das atividades convocadas pelos Sindicatos, Centrais Sindicais e Movimentos Populares em defesa do trabalho decente, da renda e dos direitos sociais e trabalhistas.

Confira os materiais para debate produzidos pela CNTE: clique aqui.

Sai o edital para cadastro reserva de educador(a) PSS

Os interessados em se inscrever para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed)…

Nota sobre o PLS nº 116/2017, que trata da exoneração do servidor público por insuficiência de desempenho

Em 22 de abril de 2017, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) apresentou o Projeto de Lei do Senado…

Educador(a), já estão abertas as inscrições da edição 2017 do Programa de Formação da APP

Os(as) educadores(as) sindicalizados à APP têm até o dia 09 de junho para se inscreverem no Programa de Formação Política,…
586Dias 19Horas 27Minutos 26Segundos

Eventos

Entre o período de 24/04 e 25/05 os Núcleos Sindicais da APP-Sindicato estarão realizando Assembleias Regionais Extraordinárias para eleger os delegados para o 15º Congresso da CUT.

Assembleia Estadual da APP-Sindicato

Data: 3 de junho de 2017

Horário: às 8h30

Local: em Cascavel

VII Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato

Data inicial: 28 de julho de 2017

Data final: 29 de julho de 2017

Local: em Curitiba

Nos dias 28 e 29 de julho do corrente, a APP-Sindicato organiza a VII Etapa Estadual da Conferência da Educação. Este é um momento de participação e apresentação de propostas para a melhoria da educação básica paranaense. Os(As) sindicalizados(as) que tenham interesse em participara da Etapa Estadual necessitam ser eleitos(as) delegados(as) na etapa regional que acontece entre maio e junho, nos Núcleos Sindicais da APP-Sindicato.