13 de maio: 130 anos de abolição inacabada


Em nota, CUT conclama a todos(as) a denunciar o preconceito e a discriminação racial que persiste apesar de mais de cem anos do fim da escravidão

Neste domingo (13) o Brasil completa 130 anos da abolição da escravatura, mas o combate a discriminação racial, o preconceito e a desigualdade ainda estão na agenda de todos os movimentos populares e sindical que lutam para construir uma nação mais justa, inclusiva, onde todos(as) sejam realmente livres.

Em sua página na internet, a CUT disponibilizou gratuitamente peças publicitárias que denunciam esta realidade e uma nota sobre  o tema. Os materiais podem ser utilizados para impressão ou em redes sociais. “Não podemos deixar de aproveitar o próximo 13 de maio para denunciar, mais uma vez, os descaminhos de abolição do trabalho escravo no Brasil”, diz o texto.

Confira os materiais e a íntegra da nota.

13 DE MAIO – 130 ANOS DE ABOLIÇÃO INACABADA

No próximo dia 13 de maio, registramos 130 anos da abolição dos escravos no Brasil, um processo tortuoso e inacabado. Fomos um dos últimos países a abolir a escravidão e o fizemos de forma gradual e lenta, sem assegurar aos ex-escravos as condições necessárias para sua integração social, econômica e política. O resultado deste processo, passados 130 anos, é a situação de discriminação racial e de desigualdade social a que é relegada a população negra, apesar dos/as negros/as serem a maioria da população brasileira.

A CUT sempre denunciou esta realidade como injusta e inadmissível. Não podemos deixar de aproveitar o próximo 13 de maio para denunciar, mais uma vez, os descaminhos de abolição do trabalho escravo no Brasil. Esperamos que os sindicatos e entidades CUTistas juntem neste dia trabalhadores/as negros/as e brancos/as para valorizar a contribuição dos escravos e seus descendentes na construção do país, para lutar contra o preconceito e a discriminação racial e por uma nação onde todos sejam realmente livres e iguais.

Agradecemos o envio de informações e fotos sobre os eventos realizados para sncr@cut.org.br .

Sergio Nobre Maria Julia R. Nogueira

Secretário Geral Secretária de Combate ao Racismo

:: Arquivos em PDF para impressão
Cartaz 40×60 cm – Download
Adesivo (praguinha) 10 cm- Download
Folder A5- Download

:: Imagens para divulgação em redes sociais
Capa para Facebook
Capa para Twitter
Card para Facebook, Twitter e Instagram
Card para Facebook, Twitter e Instagram

 

Fonte: CUT Nacional11